Você se julga bem informado sobre a Unifesp? Como você obtém informações sobre o que ocorre na Unifesp?
A comunicação é um fator estratégico para os objetivos que a Unifesp se propõe a alcançar e para os valores que busca difundir.
Para que possamos identificar, entre outros aspectos, as formas de acesso que você utiliza para informar-se sobre a instituição, formulamos algumas perguntas iniciais que nos poderão auxiliar na construção da política de comunicação.
- Você se julga bem informado sobre a Unifesp?
- Como você obtém informações sobre o que ocorre na Unifesp?
Meios impressos (jornais, revistas, revista Entreteses, etc.)
Meios virtuais (sites, boletins/newsletters, e-mails, podcasts, programas televisivos, vídeos/youtube, etc.)
Redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn,etc.)
- Em relação aos prinicipais meios e canais, com que frequência você os utiliza?
- Você compartilha essas informações com outras pessoas?
- Em quais conteúdos você tem interesse?
- O que poderia ser melhorado no fluxo de comunicação com a Unifesp?
- O que a Unifesp representa para você?
Você pode encaminhar suas sugestões neste fórum on-line até o dia 12 de novembro de 2021. Elas serão analisadas e, se pertinentes, incorporadas à minuta da Política de Comunicação da Unifesp.
A Unifesp reitera a importância do respeito ao debate de ideias e deseja a todos uma boa discussão.
Obrigada desde já
Saudações
Hoje temos o site principal, plataforma Joomla, os sites.unifesp.br, também em Joomla, porém outra versão e outro servidor, e os Google Sites.
Penso que deveriam haver algumas regras, pois hoje as aprovações desses dois últimos (sites.unifesp.br e Google Sites) são efetuadas pelo STI da Unifesp e não passam pelo campus.
Além disso, os assuntos que envolvem cursos e instâncias de graduação, pós-graduação e extensão, deveriam ficar centralizados na página da Unifesp.
Esse é o tripé da Universidade. Envolvem normalmente processos seletivos, editais e importantes informações que também estão diretamente ligadas ao princípio da administração pública: transparência.
O problema é que na maioria das vezes esses sites são criados e na mudança de coordenação param de ser alimentados.
É muito boa a ideia é dar autonomia para alguns usuários, e isso deve continuar, mas deve haver a ciência e a supervisão do campus..
Percebo também uma certa dificuldade de comunicação da Unifesp Guarulhos que é comum a outras instituições de ensino
superior como os campus locais da Fatec e do Instituto Federal, localizado na Vila Rio. Dentre outros problemas que possivelmente impactam a comunicação, estão a logística da com o trevo de Bonsucesso e a segregação socio espacial causada pelo aeroporto de Internacional de Guarulhos. Carlos José Ferreira Santos (2006) no livro Identidade Urbana e Globalização: a formação dos múltiplos territórios em Guarulhos mostra um processo histórico de periferização no município, praticamente segregando as áreas mais afastadas do centro. Certamente, esse processo afeta a comunicação também. Outro aspecto importante, é a proximidade da Unifesp Guarulhos com outras cidades como Itaquaquecetuba, Aruja e com distritos na capital como São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Além disso está localizada no bairro mais populoso do município, Pimentas. Esses fatores também podem ser importantes numa política de comunicação.
Proponho, assim, a partir da minha modesta contribuição, os seguintes pontos para a Unifesp Campus Guarulhos:
1- Política de comunicação atrelada a uma política de conhecimento do território, tanto do bairro ao qual se localiza o território como ao município como um todo e os municípios vizinhos;
2- Procurar divulgar essa política de comunicação em instâncias intermunicipais tais como o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê - CONDEMAT, ao qual Guarulhos que reúne municípios como Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba;
3- Envolver os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, principalmente Guarulhos, São Paulo
4- Divulgação da instituição em redes sociais, na imprensa local, nos jornais das cidades do entorno, nos jornais televisivos da capital que tem impacto importante nos 39 municípios da Grande São Paulo
5- Envolver a sociedade civil no plano de comunicação, divulgando o em associações de moradores, igrejas, OAB local.
6- Aproximar- se das instituições da sociedade civil tais como ASBRAD, OAB Guarulhos;
7- Ampliar a divulgação das atividades do campus
8- Participar das discussões pra melhoria do acesso à região;
9- Plano de Comunicação deve prezar pelos direitos humanos, combater todos os tipos de discriminação, tais como o racismo, a homofobia, o capacitismo, etc, além de ampliar as políticas de inclusão
10- Discutir políticas de comunicação conjuntas com outras instituições locais, tais como IFSP Guarulhos, Fatec Guarulhos em eventos como vestibulares e/ ou verificar a possibilidade de promover eventos conjuntos. Ampliar as relações institucionais com as instituições de ensino superior particulares na cidade de Guarulhos e nas cidades próximas
11- Tendo em vista o importante papel da Unifesp Guarulhos na formação de professores,ampliar, ou estabelecer relações com as Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, Guarulhos Sul e outras diretorias próximas para tornar a Unifesp mais conhecida
12- Ampliar as relações com universidades localizadas na capital, mas próximas à Guarulhos, tais como o campus leste da USP e da própria Unifesp.
Em plena "Era da Informação e Comunicação", é urgente a construção de políticas para nortear cada ação deste pilar da universidade. Os interlocutores carecem de uma boa comunicação, alguns públicos ficam à margem do que acontece na instituição e em órgãos parceiros. É preciso ir além de dar voz e vez à comunidade acadêmica, precisamos dialogar mais, ser mais claro, fluido e constante, para assim, criar um relacionamento sólido entre sociedade-universidade.
Dê que forma fê lo-ia?
Com diálogo...
- o da rotina!
Eu particularmente não consigo fazer nada (de aividades complementares), pois não são feitos informes nas unidades do campi. Com isso, percebo que não me sinto nada informada quanto à instituição.
Precisamos de atualizações e também de um ambiente virtual ou real menos poluido.
Esperamos que seja declarado ponto facultativo no dia 10/02/2020 para os servidores, em respeito e consideração aos que sofreram consequências pelas fortes chuvas e que, portanto, não conseguiram chegar ao seu setor de trabalho. Na verdade, em consideração a todos os servidores desta Universidade, pois todos, de alguma forma, foram afetados pelo caos sem precedentes estabelecido na Grande São Paulo.
Atenciosamente,
Emily
Travei os comentários até que o STI consiga resolver o problema dos Captcha.
Esta é mais uma etapa para o desenvolvimento da imagem positiva que a nossa universidade já tem perante a comunidade científica e acadêmica.
Parabéns pela iniciativa!
Eu acredito que melhoramos muito no quesito comunicação com a atualização dos sites, que estão mais informativos, mais fáceis de navegar e com mais conteúdo. Mas, sempre há espaço para aprimoramentos!
Me informo muito pelos sites e pelos boletins informativos que recebemos.
Obrigada!
Atuando na Comissão de Avaliação do Estágio Probatório Docente do campus, percebi que o nome e o contato dos Coordenadores de curso e Chefes de Departamento do campus Diadema, ou não se encontram no site, ou estão desatualizados. Reiterando o comentário anterior, há informações básicas desatualizadas.
As suas propostas e considerações estão sendo analisadas na CTCom e será dado um retorno na Audiência Pública da Reitoria.
Com uma universidade do tamanho da UNIFESP, acho muito complicado sabermos de tudo o que acontece em todo lugar. Acabamos por selecionar o que nos e próximo e deixamos muita coisa passar. De forma geral, não gosto da pagina central da UNIFESP e acho que nos falta o modelo jornalístico de tabloide, para uma visão mais clara sobre os assuntos de maior pertinência para universidade. Isso não passa por um rearranjo de design, mas pela criação de uma editoria nos moldes de um jornal e ai uma nova diagramação da pagina da internet. os principais serviços também não estão disponíveis de modo claro e rápido para acesso.
https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/leitura/mobile/2009-09-12/1
Uma pagina pra cada campus, uma pra cada pro reitoria, e no final informações sobre publicações no DOU.
Para obter as informações gerais, acesso, frequentemente, a intranet, além de ler os informes das reuniões do Consu e congregação do meu campus( Diadema). Dificilmente, acesso a informação de outros campi. Embora haja bastante informação no site da instituição, o acho pouco intuitivo, principalmente para o público externo. Além disso, acredito que a intranet é usada indevidamente com postagens pessoais, como, por exemplo, o envio de letras de músicas, declarações e afins.
Como sugestão de melhoria, acredito que uma plataforma mais simples, intuitiva e unificada seria interessante para o calendário (eventos/cursos). Como modelo, penso no site do SESC - é possível escolher a unidade e tipos de evento. Poderíamos ter algo semelhante. Quanto às notícias e boletim da reitoria, acredito que a informação sempre chega até mim, mas acho particularmente ruim a forma como são apresentadas na intranet - tem aspecto pouco profissional.
Um exemplo dentro de minha área de atuação (RH) qto à Semana do Servidor: mandamos e-mails, colocamos na intranet, colocamos folder nos relógios de ponto, tudo com antecedência, para no final muitas pessoas relatarem que não ficaram sabendo do evento. Sei que é complicado por questão de verba, mas para não dizer que não dei uma sugestão, antes de entrar aqui eu trabalhava no Santander, e sempre havia quizzes na intranet tanto para divulgar algo, treinar, informar, enfim. No qual quem respondia concorria a alguma coisa. Assim, as pessoas TINHAM que acessar e ler informações e de quebra, acabavam vendo outras.Formar pessoas interessadas e engajar, não é fácil, eu sei. Mas seguimos tentando. ;-)
Alguns e-mails que todos recebem (alias) nem sempre são atualizados, eu por exemplo não recebo alguns que chegam para outras pessoas.No entanto, o maior desafio a meu ver, é fazer com que as pessoas leiam, seja no site ou intranet.
(continua)
Talvez houvesse mais interesse da comunidade acadêmica em participar mais ativamente dos eventos da universidade pois passaria a ter conhecimento sobre eles com antecedência e com informação correta.
Esse serviço poderia ser tanto ao e-mail pessoal da comunidade acadêmica quanto ao e-mail institucional (caso se perceba que as pessoas não queiram esse tipo de comunicação disparada aos e-mails pessoais).
Na UFSCar funciona muito bem, inclusive as pessoas reclamavam quando ocorria algum problema e o informe diário não era disparado.
Enfim, desejo a todos uma ótima e civilizada discussão, façamos todos as nossas contribuições para que possamos ter uma comunidade acadêmica mais fortalecida e viva!
Disponho-me a sanar eventuais dúvidas,
Cordialmente,
Lucas Santos.
A situação da UNIFESP é bem distinta dessas outras universidades. Todos os seus campi estão na Região Metropolitana de São Paulo (com exceção de Santos, embora fique logo ali). Eu que sou matriculado no campus São Paulo, posso ter interesse por algum evento que ocorra em Osasco ou na Zona Leste, ou em Guarulhos, ou em Diadema! Inclusive, pode ser que eu more nessas regiões, por acaso. Aposto algumas moedas de prata que a maioria dos discentes/docentes e servidores da campus São Paulo não mora na Vila Clementino, muito provavelmente mora em regiões mais periféricas, talvez até mesmo mais próximos dos outros campi do que o campus São Paulo.
E talvez essas pessoas estejam mais interessadas pela vida acadêmica desses campi do que o campus que elas têm vínculo por causa do curso. E Talvez um disparo diário com todas as notícias multi-campi da UNIFESP sanasse essa necessidade informacional.
Esse é outro ponto. Eu até entendo a informação estar segmentada por campi em universidades como UNESP ou USP, por exemplo, instituições que têm campi por todo o estado de São Paulo, de Ilha Solteira à Guaratinguetá, situação geográfica que desfavorece o discente de Ilha Solteira a ter interesse por aquilo que ocorre no campi de Guaratinguetá.
Dar-lhes-ei um exemplo: o discente/docente/servidor da UFSCar, ao ser admitido, tem o seu e-mail pessoal cadastrado numa lista de e-mail pela secretaria de informática da universidade, a partir dessa lista, a coordenadoria de comunicação social da UFSCar manda diariamente um compilado com todas as notícias publicadas naquela data sobre todos os campi da universidade (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino).
Assim, a informação que é publica passa a ser publicizada a todos, dando amplo acesso. Passa a ficar mais democrático pois as pessoas podem ficar sabendo de cursos, palestras, seminários, disciplinas multi-campi etc com muita antecedência e não por acaso ou em cima da hora, entende?
Hoje a informação é tudo e esperar que as pessoas acessem um website para obtê-la é complicado quando se tem uma quantidade considerável de campis na universidade.
Depois de pesquisar uma portaria sobre oferta de disciplinas, descobri que a UNIFESP adota uma política de escolha de disciplinas eletivas muito distinta de outras universidades federais que permitem o discente, desde que não existam pré-requisitos de ementa que impeçam, escolher disciplinas eletivas de qualquer outro curso/departamento, dando liberdade ao discente para que se construa formações complementares dentro da universidade.
Mas esse não é o ponto. O que quero dizer é que eu tive que correr atrás dessas informações. Pode parecer justo, pois o interesse é meu. Mas, na Biblioteconomia, há uma Lei que diz o seguinte: poupe o tempo do seu leitor.
Ao invés de eu obter essas informações por acaso ao ter acessado o site dos campi, não seria mais interessante recebermos um compilado diário ou semanal com todos os releases da universidade?
Primeiro, parabéns por abrir esse espaço para que possamos externar as nossas percepções e sugestões sobre a comunicação institucional da UNIFESP.
Sou novo na UNIFESP e nesses poucos meses que tive contato com a universidade pude constatar que existem alguns ruídos.
(Desconsiderem a minha percepção caso exista algum serviço disponível que liquide com esse ruído e eu não tenha sido inscrito ou eu não saiba).
Tento me informar por meio dos sites dos campis, embora uma vez a informação que eu tenha obtido no site do instituto das cidades (e a obtive por mero acaso) não condizia com a realidade do meu campi.
*escusas, mas terei que escrever em formato de vários comentários pois o meu texto ficou extenso para o propósito e não acho prudente encurtá-lo.
Obtenho a maioria das informações de conversas com colegas e do FAcebook algumas vezes leio os informes do CONSU e da Congregacão de Diadema.
um problema que ocorreu agora neste forum, tinha colocado o e-mail gmail e o sistema pediu o unifesp.br, OK, no entanto apagou todo o que tinha escrito (desanima escrever de novo). abs seguimos falando (ainda: no código abaixo não da para distinguir claramente maiúscula e minúsculas e está muito claro)
Acredito que precisamos fortalecer a comunicação interna a respeito de assuntos de interesse de toda a comunidade acadêmica, principalmente a respeito de questões de segurança e sustentabilidade que necessitam da colaboração de todos: biossegurança, segurança contra incêndios, segurança patrimonial, descarte adequado de resíduos, boas práticas de utilização dos imóveis, equipamentos e outras que, farão a Unifesp ser uma referencia não só em ensino, pesquisa e extensão, mas também em segurança e sustentabilidade.
Obrigado
Concordo com as colegas que falaram sobre a desatualização das nossas informações, nem todos os sites tem uma identidade visual que facilite navegar nas páginas dos campi. Isso poderia ser amenizado com treinamento dos servidores em utilizar as ferramentas de atualização de conteúdo das nossas páginas. Sobre o design de algumas páginas a gente encontra uma página bem moderna em um lugar e em outros o link nem funciona. Isso atrapalha a forma como nos comunicamos com o público, principalmente o externo que devem visitar nossos sites para ter informações iniciais de como estudar em uma das melhores universidades do país e da América Latina.
Mantenho-me informada pelo site principal da Unifesp e pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook e Entreteses. Compartilho principalmente pelo Whatsapp e Facebook.Profissionalmente tenho interesse em mais informações, cursos e treinamentos que possam melhorar minha atuação profissional, mas também gostaria de ver mais informações sobre o Coral, atividades culturais e esportivas que acontecem. Eu acho que poderia estar mais bem informada sobre a Unifesp, sobre os departamentos e quando surgir uma dúvida não ter que dar tantos cliques, o acesso pelo site ser mais intuitivo.
parabenizo a todos pela iniciativa da proposta.
Sem dúvida a comunicação é um ponto chave em todos os seguimentos e não pode ser diferente na UNIFESP.
Procuro me informar sobre o que está acontecendo basicamente através do site Institucional, partindo do princípio que ele é a nossa casa então é o mais fidedigno e da Intranet. Porém dois pontos me chamam a atenção, o site tem muita informação desatualizada, principalmente no que se refere aos departamentos, endereços, telefones, chefias, etc, e com relação a Intranet na maioria das vezes as mensagens de dúvidas dos servidores não são respondidas.
Então considero a comunicação Institucional muito falha e acho necessário primeiro acertarmos tudo isso para depois partirmos para redes sociais, ou se possível que fosse feito um trabalho em conjunto atualização constante do site e redes sociais.
Sempre que leio sobre algo interessante compartilho com os colegas do meu local de trabalho o CEDESS.
Acho esta questão muito relevante. Não me considero muito informada, estou mais em contato com as informações do local onde trabalho, principalmente pelo fato da EPE estar atuante em várias redes sociais, como facebook, instagran e twitter. Considero importante estarmos informados sobre atividades que ocorrem no dia-a-dia da universidade, assim como das atividades mais específicas. Acredito que a criação de uma agenda integrada em cada campus e também uma central de relacionamento são aspectos interessantes. Assim como a Silmara acho a atualização é algo importante.
Inicialmente, parabenizo o DCI e equipe pela iniciativa. No século da informação, temos graves problemas com comunicação e nossa instituição também sofre com isso.
Com relação ao tópico do fórum, atualmente, tenho informações sobre a Unifesp através de meios virtuais (sites) e ocasionalmente, através das redes sociais. De qualquer forma, não diria que estou bem informada sobre a Unifesp.
Sempre compartilho os temas de meu interesse com colegas. Penso que o primeiro ponto a ser melhorado no fluxo de comunicação é a atualização de informações nos sites. Há informações básicas desatualizadas, isso leva a descrença do site.
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