Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Forum > Você se julga bem informado sobre a Unifesp? Como você obtém informações sobre o que ocorre na Unifesp?
Início do conteúdo da página

Você se julga bem informado sobre a Unifesp? Como você obtém informações sobre o que ocorre na Unifesp?

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 19h48 | Acessos: 66490

A comunicação é um fator estratégico para os objetivos que a Unifesp se propõe a alcançar e para os valores que busca difundir.

Para que possamos identificar, entre outros aspectos, as formas de acesso que você utiliza para informar-se sobre a instituição, formulamos algumas perguntas iniciais que nos poderão auxiliar na construção da política de comunicação. 

  • Você se julga bem informado sobre a Unifesp?
  • Como você obtém informações sobre o que ocorre na Unifesp?

Meios impressos (jornais, revistas, revista Entreteses, etc.)

Meios virtuais (sites, boletins/newsletters, e-mails, podcasts, programas televisivos, vídeos/youtube, etc.)

Redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn,etc.)

  • Em relação aos prinicipais meios e canais, com que frequência você os utiliza?

  • Você compartilha essas informações com outras pessoas?

  • Em quais conteúdos você tem interesse?

  • O que poderia ser melhorado no fluxo de comunicação com a Unifesp?

  • O que a Unifesp representa para você?


Você pode encaminhar suas sugestões neste fórum on-line até o dia 12 de novembro de 2021. Elas serão analisadas e, se pertinentes, incorporadas à minuta da Política de Comunicação da Unifesp.

 

A Unifesp reitera a importância do respeito ao debate de ideias e deseja a todos uma boa discussão.

 

Comentários   
0 #48 DiademaEliane de Souza Cruz 12-11-2021 14:19
Nas audiências públicas e neste fórum no site, é possível identificarmos várias sugestões ao nível do plano de comunicação e não da política de comunicação. Sei que são etapas distintas. Estas sugestões para o plano estão sendo compiladas? Se sim, onde posso encontrar o documento?

Obrigada desde já
Saudações
0 #47 Baixada SantistaDeborah Mendonça 05-11-2021 14:19
Gostaria de fazer uma sugestão em relação ao site da Unifesp.
Hoje temos o site principal, plataforma Joomla, os sites.unifesp.br, também em Joomla, porém outra versão e outro servidor, e os Google Sites.
Penso que deveriam haver algumas regras, pois hoje as aprovações desses dois últimos (sites.unifesp.br e Google Sites) são efetuadas pelo STI da Unifesp e não passam pelo campus.
Além disso, os assuntos que envolvem cursos e instâncias de graduação, pós-graduação e extensão, deveriam ficar centralizados na página da Unifesp.
Esse é o tripé da Universidade. Envolvem normalmente processos seletivos, editais e importantes informações que também estão diretamente ligadas ao princípio da administração pública: transparência.
O problema é que na maioria das vezes esses sites são criados e na mudança de coordenação param de ser alimentados.
É muito boa a ideia é dar autonomia para alguns usuários, e isso deve continuar, mas deve haver a ciência e a supervisão do campus..
0 #46 Externo- ex aluno Unifesp GuarulhosFernando Vieira 31-08-2021 21:13
Boa noite. Sou ex aluno do mestrado em ciências sociais na Unifesp Guarulhos. Trabalho, atualmente, na Prefeitura de Guarulhos. Percebo como servidor público que a Unifesp local participa das instâncias na cidade. Por exemplo, há professores envolvidos em expressivas atividades da Prefeitura de Guarulhos, por exemplo, como a Semana do Conhecimento, o Fórum Municipal de Direitos Humanos e com o Conselho de Ciência e Tecnologia.
Percebo também uma certa dificuldade de comunicação da Unifesp Guarulhos que é comum a outras instituições de ensino
superior como os campus locais da Fatec e do Instituto Federal, localizado na Vila Rio. Dentre outros problemas que possivelmente impactam a comunicação, estão a logística da com o trevo de Bonsucesso e a segregação socio espacial causada pelo aeroporto de Internacional de Guarulhos. Carlos José Ferreira Santos (2006) no livro Identidade Urbana e Globalização: a formação dos múltiplos territórios em Guarulhos mostra um processo histórico de periferização no município, praticamente segregando as áreas mais afastadas do centro. Certamente, esse processo afeta a comunicação também. Outro aspecto importante, é a proximidade da Unifesp Guarulhos com outras cidades como Itaquaquecetuba, Aruja e com distritos na capital como São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Além disso está localizada no bairro mais populoso do município, Pimentas. Esses fatores também podem ser importantes numa política de comunicação.
Proponho, assim, a partir da minha modesta contribuição, os seguintes pontos para a Unifesp Campus Guarulhos:
1- Política de comunicação atrelada a uma política de conhecimento do território, tanto do bairro ao qual se localiza o território como ao município como um todo e os municípios vizinhos;
2- Procurar divulgar essa política de comunicação em instâncias intermunicipais tais como o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê - CONDEMAT, ao qual Guarulhos que reúne municípios como Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba;
3- Envolver os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, principalmente Guarulhos, São Paulo
4- Divulgação da instituição em redes sociais, na imprensa local, nos jornais das cidades do entorno, nos jornais televisivos da capital que tem impacto importante nos 39 municípios da Grande São Paulo
5- Envolver a sociedade civil no plano de comunicação, divulgando o em associações de moradores, igrejas, OAB local.
6- Aproximar- se das instituições da sociedade civil tais como ASBRAD, OAB Guarulhos;
7- Ampliar a divulgação das atividades do campus
8- Participar das discussões pra melhoria do acesso à região;
9- Plano de Comunicação deve prezar pelos direitos humanos, combater todos os tipos de discriminação, tais como o racismo, a homofobia, o capacitismo, etc, além de ampliar as políticas de inclusão
10- Discutir políticas de comunicação conjuntas com outras instituições locais, tais como IFSP Guarulhos, Fatec Guarulhos em eventos como vestibulares e/ ou verificar a possibilidade de promover eventos conjuntos. Ampliar as relações institucionais com as instituições de ensino superior particulares na cidade de Guarulhos e nas cidades próximas
11- Tendo em vista o importante papel da Unifesp Guarulhos na formação de professores,ampliar, ou estabelecer relações com as Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, Guarulhos Sul e outras diretorias próximas para tornar a Unifesp mais conhecida
12- Ampliar as relações com universidades localizadas na capital, mas próximas à Guarulhos, tais como o campus leste da USP e da própria Unifesp.
0 #45 GUARULHOSMARIO CABRAL DE ALME 31-08-2021 17:41
Creio que no site ,as explicações sobre as Linhas de Pesquisa das Pós Graduações Stricto Sensu, devam ser mais detalhadas ,porém numa linguagem mais simples .Deveria também.antes do início das aulas ,tanto para Graduação, quanto para a pós Graduação um apresentação referente às instâncias da Universidade e suas finalidades,por exemplo : o que é o CAEC e sua função, PROEC e sua função , quais prerrogativas dos Conselhos e Pró-Reitorias dos Campi .Pois os alunos devem ter propriedade em conhecer tais instâncias ,para maior respaldo em cobrar seus direitos ,e cobrar a efetividade destas instâncias .
0 #44 DiademaThiago P Caetité 15-02-2021 17:35
Caros,
Em plena "Era da Informação e Comunicação", é urgente a construção de políticas para nortear cada ação deste pilar da universidade. Os interlocutores carecem de uma boa comunicação, alguns públicos ficam à margem do que acontece na instituição e em órgãos parceiros. É preciso ir além de dar voz e vez à comunidade acadêmica, precisamos dialogar mais, ser mais claro, fluido e constante, para assim, criar um relacionamento sólido entre sociedade-universidade.
0 #43 DiademaFosco 18-01-2021 23:16
Conversando com as pessoas

Dê que forma fê lo-ia?
Com diálogo...
- o da rotina!
0 #42 DiademaLuana de Lima Maciel 27-02-2020 20:34
Acho a comunicação realmente bem "perdida". Por mais que não dê pra saber de todos os campi, acredito que há muitos meios de comunicação não oficiais. Diversas vezes entro no site e fico extremamente assustada com o design/layout. São muitas informações que são postas proximas. Não há um bom tamanho de fonte, e diversas vezes não consigo achar coisas importantes sobre a permanencia estudantil, e todo ano percebo que os calouros se desesperam por informações que são postas no site mas que tem um data específica (exemplo disso, é a rematrícula, em que no site aparecia apenas datas de outro ano). Isso sem falar nos links que não abrem, que são a dos cursos.
Eu particularmente não consigo fazer nada (de aividades complementares), pois não são feitos informes nas unidades do campi. Com isso, percebo que não me sinto nada informada quanto à instituição.
Precisamos de atualizações e também de um ambiente virtual ou real menos poluido.
0 #41 Campus São PauloEmily 11-02-2020 09:14
Solicito um posicionamento da Unifesp sobre o ocorrido no dia ontem!
Esperamos que seja declarado ponto facultativo no dia 10/02/2020 para os servidores, em respeito e consideração aos que sofreram consequências pelas fortes chuvas e que, portanto, não conseguiram chegar ao seu setor de trabalho. Na verdade, em consideração a todos os servidores desta Universidade, pois todos, de alguma forma, foram afetados pelo caos sem precedentes estabelecido na Grande São Paulo. 

Atenciosamente,
Emily
0 #40 ReitoriaLuis Mo 07-11-2019 12:36
Comentários foram liberados novamente!
0 #39 ReitoriaLuis DCI 05-11-2019 19:55
Pessoal, estamos com problemas de robôs de spam. Pedimos desculpas pelas transtornos.

Travei os comentários até que o STI consiga resolver o problema dos Captcha.
0 #38 ReitoriaRodrigo 03-10-2019 09:43
Como jornalista formado em Comunicação Social, mesmo não atuante na área, compreendo que a UNIFESP está caminhando para uma melhoria nos processos de comunicação institucional.
Esta é mais uma etapa para o desenvolvimento da imagem positiva que a nossa universidade já tem perante a comunidade científica e acadêmica.
0 #37 DiademaDorival Moreira 20-09-2019 21:09
Acho que a mesma institucionalidade q queremos da Universidade deveria se refletir na comunicação. Por exemplo, nos sites. Existiriam campos facilmente mutáveis, de comunicação mais fluída, e outros menos mutáveis já que representa certa instituição (em termos estritos).
0 #36 DiademaLuciana Caperuto 20-09-2019 20:21
Olá!
Parabéns pela iniciativa!
Eu acredito que melhoramos muito no quesito comunicação com a atualização dos sites, que estão mais informativos, mais fáceis de navegar e com mais conteúdo. Mas, sempre há espaço para aprimoramentos!
Me informo muito pelos sites e pelos boletins informativos que recebemos.
Obrigada!
+1 #35 DiademaDébora 20-09-2019 14:29
Um site institucional é sempre uma ferramenta muito importante de comunicação, entretanto no site da Unifesp a informaçõe, muitas vezes, parace estar escondida, ou seja, não é facil chegar até a informação pretendida. Ouvimos,iclusive relato do público externo que entra em contato telefônico para solicitar auxílio na busca de informação no site e muitas vezes ao tentarmos auxiliar verificarmos estar desatualizado. Internamente também encontramos dificuldades. E ainda em se tratando de comunicação, regras/normas e fluxos muitas vezes são desconhecidos ou não publicitados dificultando o acesso à informação bem como dificultando a rotina de trabalho.
+3 #34 DiademaDaiana Rodrigues 17-09-2019 11:57
Em uma universidade multicampi como a UNIFESP, é natural que tenhamos problemas com a comunicação. Do ponto de vista da expansão, somos relativamente novos e estamos construindo a cultura de comunicação no ambiente universitário. Desde que entrei na universidade para atuar como TAE, percebi que este era o principal empecilho para o sentimento de pertencimento do todo. Passamos a nos comunicar dentro de nossas bolhas locais, sem orientação formal e da maneira que era possível. O resultado sempre foi um grande telefone sem fio com informações desencontradas. A ideia de “quem conta um conto, aumenta um ponto” é muito forte para as unidades que estão afastadas da administração central.
+1 #33 DiademaAnna C. Venturini 16-09-2019 09:22
Bom dia!
Atuando na Comissão de Avaliação do Estágio Probatório Docente do campus, percebi que o nome e o contato dos Coordenadores de curso e Chefes de Departamento do campus Diadema, ou não se encontram no site, ou estão desatualizados. Reiterando o comentário anterior, há informações básicas desatualizadas.
0 #32 ReitoriaLuis Mo 13-09-2019 15:19
Pessoal, primeiramente, nós do DCI estamos muito agradecidos pela participação de vocês. Embora não estejamos respondendo, nós estamos acompanhando.

As suas propostas e considerações estão sendo analisadas na CTCom e será dado um retorno na Audiência Pública da Reitoria.
0 #31 Baixada SantistaRenato Zamarrenho 13-09-2019 11:41
Prezados, bom dia.
Com uma universidade do tamanho da UNIFESP, acho muito complicado sabermos de tudo o que acontece em todo lugar. Acabamos por selecionar o que nos e próximo e deixamos muita coisa passar. De forma geral, não gosto da pagina central da UNIFESP e acho que nos falta o modelo jornalístico de tabloide, para uma visão mais clara sobre os assuntos de maior pertinência para universidade. Isso não passa por um rearranjo de design, mas pela criação de uma editoria nos moldes de um jornal e ai uma nova diagramação da pagina da internet. os principais serviços também não estão disponíveis de modo claro e rápido para acesso.
https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/leitura/mobile/2009-09-12/1
Uma pagina pra cada campus, uma pra cada pro reitoria, e no final informações sobre publicações no DOU.
+1 #30 Campus DiademaNatalia Conti 04-09-2019 13:14
Acredito que o nível de informação que tenho sobre a Unifesp é mediano, boa parte pois sou nova e realmente é muita coisa que acontece para se integrar, outra parte porque vejo uma falta de Divulgação de notícias sobre trabalhos e pesquisas que os docentes e alunos realizam no Campus Diadema, em relação a ações de Extensão, estamos iniciando divulgações por todos os meios que temos, site da extensão, site do campus e facebook da Extensão, pois recentemente conseguimos um apoio na Comunicação. Acredito que a divulgação na entrada principal do Intranet tenha mais efeito do que no site, porém o conteúdo da Intranet vem de todos os Campus e acaba ficando muita informação em uma espaço só, de muitas coisas que para alguém de um campus não faz diferença o aviso de outro. Eu me informo pelo site do campus, site da unifesp e pelos e-mails, acredito que o e-mail do informativo@unifesp.br são importantes vejo que divulgam pesquisas, parcerias, convênios, trabalhos principalmente por ele.
+1 #29 DiademaNadja Magalhães 30-08-2019 11:31
Cumprimeinto primeiro xs colegas que estão empenhados neste trabalho. Acho que ele pode ajudar a melhorar a Unifesp. -Eu não me julgo bem informada sobre a Unifesp porque ela é enorme e devem acontecer numerosas atividades diariamente, considerados todos os campi. Eu só tenho acesso a conhecer uma fração delas. -Eu obtenho informações sobre a Unifesp por e-mail e pela página principal dela bem como a do campus. Atualmente é raro eu ler em meios impressos, apesar de gostar de folhear a Entreteses quando vejo uma. Se o meio impresso está rotineiramente em meu caminho eu dou uma olhada. ... O resto não coube aqui e mandei por email
+1 #28 Campus DiademaElizabeth 30-08-2019 08:53
Não me considero bem informada sobre a UNIFESP. Acredito que, neste momento, os instrumentos de comunicação não conseguem atingir a todos de forma eficiente. A começar pelos e-mails de divulgação que não chegam a todos. Os sites são pouco ou nada intuitivos. Alguns até desatualizados. A universidade produz tantos cursos, eventos e trabalhos interessantes que é um desperdício não terem a devida divulgação. Precisamos valorizar e dar visibilidade ao trabalho realizado aqui. Para isso, considero que seria importante boletins informativos (locais e gerais), sites atualizados e redes sociais com conteúdos de todos os campi.
+1 #27 DiademaAna Claudia 29-08-2019 15:09
A informação é péssima na página da UNIFESP. Existem poucas atualizações na pagina central e dos outros campi. A comunicação positiva, ou seja, o que os docentes, TA e alunos fazem pelo bem da nossa universidade é pouco difundido e estimulado. Nós só ouvimos problemas. Aonde estão as teses defendidas de grande qualidade que temos? os congressos que muitos dos docentes participam, projetos, parcerias. Outra sugestão melhorar a página em ingles, um horror!
+1 #26 DiademaAna Luisa 29-08-2019 13:49
As informações que recebo chegam sempre via e-mail, através dos Informativo ou outras mensagens enviadas pelas instâncias do Campus: Departamentos, Coordenação de Curso ou Direção. Não recebo informações dos demais campi, por exemplo. Fica difícil compreender a dimensão da universidade, projetos interessantes inclusive sob ponto de vista de parceria entre docentes/pesquisadores dos outros campi. Em fim, acredito ser importante maior conexão de comunicação entre os campi.
+1 #25 DiademaCarla Duarte 28-08-2019 16:22
Uma sugestão adicional ao meu comentário anterior - acredito que eventos relevantes para a toda a comunidade, como estão sendo as audiências públicas sobre orçamento, poderiam ter transmissão online, ao vivo, inclusive permitindo perguntas de quem está à distância. As gravações poderiam ser disponibilizadas posteriormente. Acho louvável a realização de audiências em todos os campi, mas apenas uma minoria da comunidade participa. Acredito que seria algo positivo para ampliar o alcance dos debates mais fundamentais.
+1 #24 DiademaDorival Moreira 28-08-2019 16:02
Eu me julgo razoavelmente informado sobre a Unifesp. Através dos meios que são os email das Direções, através de grupos em Facebook, Whatsapp, conversas informais com os colegas e o Intranet. Os meus acessos são voltados a todos esses em proporções parecidas. Das informações recebidas, as que eu mais compartilho são as de Facebook e Whatsapp talvez por causa da facilidade e incentivo em compartilhar. Poderia ser melhorado o aumento de espaços para comunicações formais. Eu me interesso por assuntos relacionados a comunidade.
+2 #23 Campus DiademaJean Carla V. Moura 28-08-2019 15:56
Não me julgo bem informado sobre a UNIFESP. Tenho consciência de que a instituição realiza um trabalho de excelência em ensino, pesquisa, extensão e gestão, mas o que tange à pesquisa acredito que não é bem divulgado para a comunidade interna, e também externa. Geralmente, fico sabendo dos avanços na pesquisa promovidos pelo corpo docente da UNIFESP, através de outros meio, e não através da instituição.
Para obter as informações gerais, acesso, frequentemente, a intranet, além de ler os informes das reuniões do Consu e congregação do meu campus( Diadema). Dificilmente, acesso a informação de outros campi. Embora haja bastante informação no site da instituição, o acho pouco intuitivo, principalmente para o público externo. Além disso, acredito que a intranet é usada indevidamente com postagens pessoais, como, por exemplo, o envio de letras de músicas, declarações e afins.
+1 #22 DiademaCarla Duarte 28-08-2019 15:43
Julgo que estou razoavelmente bem informada. Acompanho notícias enviada por emails, site, canal do Youtube e LinkedIn. Gosto bastante da revista Entreteses. Costumo gastar ao menos alguns minutos diariamente para olhar algum desses meios. Não costumo compartilhar informações.
Como sugestão de melhoria, acredito que uma plataforma mais simples, intuitiva e unificada seria interessante para o calendário (eventos/cursos). Como modelo, penso no site do SESC - é possível escolher a unidade e tipos de evento. Poderíamos ter algo semelhante. Quanto às notícias e boletim da reitoria, acredito que a informação sempre chega até mim, mas acho particularmente ruim a forma como são apresentadas na intranet - tem aspecto pouco profissional.
+1 #21 DiademaCamila Rodrigues 28-08-2019 15:20
Me julgo informada apenas do essencial, conforme a demanda do semestre. Me informo através do e-mail, do site institucional e do Google e, algumas vezes, na falta de informação, me informo através da secretaria e da coordenação do curso. Utilizo os meios conforme a necessidade. Compartilho com alguns colegas que perguntam se eu sei de alguma coisa, então encaminho a informação. Atualmente tenho interesse nos eventos de extensão. Em respeito às melhorias, acredito que como instituição, a Unifesp poderia comunicar a maior parte das informações via e-mail e manter o site atualizado. E quanto aos eventos de extensão, poderia haver divulgação via e-mail, ja que no site às vezes o evento expira e só fico sabendo depois. E diminuir a dependência das redes sociais por não serem um canal de comunicação oficial para uma instituição.
+1 #20 Campus São PauloViviane da Silva 26-08-2019 15:42
(continuação)
Um exemplo dentro de minha área de atuação (RH) qto à Semana do Servidor: mandamos e-mails, colocamos na intranet, colocamos folder nos relógios de ponto, tudo com antecedência, para no final muitas pessoas relatarem que não ficaram sabendo do evento. Sei que é complicado por questão de verba, mas para não dizer que não dei uma sugestão, antes de entrar aqui eu trabalhava no Santander, e sempre havia quizzes na intranet tanto para divulgar algo, treinar, informar, enfim. No qual quem respondia concorria a alguma coisa. Assim, as pessoas TINHAM que acessar e ler informações e de quebra, acabavam vendo outras.Formar pessoas interessadas e engajar, não é fácil, eu sei. Mas seguimos tentando. ;-)
+1 #19 Campus São PauloViviane da Silva 26-08-2019 15:41
Sou servidora e procuro sempre verificar as informações na intranet, site, além de acompanhar a Unifesp pelo Facebook e Linkedin. Mas confesso que tanto o site me parece poluído, como a intranet poderia ter uma interface melhor, além de ambos poderem melhorar o campo de "procura".
Alguns e-mails que todos recebem (alias) nem sempre são atualizados, eu por exemplo não recebo alguns que chegam para outras pessoas.No entanto, o maior desafio a meu ver, é fazer com que as pessoas leiam, seja no site ou intranet.
(continua)
+2 #18 DiademaErika 24-08-2019 19:33
Geralmente me informo pela página no facebook, pelo site institucional ou através dos e-mail que tenho recebido.
0 #17 UAB Gestão Pública 2017 Pólo ParaisópolisElizabeth 24-08-2019 02:24
INFELIZMENTE, na fase TCC do meu curso, a comunicação ficou muito restrita orientador-tutor-coordenador, fóruns semanais com tutor deixaram de existir. Requerimento entregue pessoalmente à secretaria em 10 jul., ATÉ O MOMENTO, não tem resposta da dúvida, não foi enviada ao meu email como informaram que chegaria.
+1 #16 OsascoDurval Lucas Jr. 12-08-2019 16:32
A expansão da UNIFESP se deu pela criação de Unidades Universitárias (UU) especialistas em diversas áreas do conhecimento além das ciências médicas. Porém, ainda é difícil para a sociedade compreender que a UNIFESP é mais do que a EPM ou a EPE. Minha sugestão está relacionada à valorização, nas peças de comunicação, sites institucionais e notícias externas, das UU e suas áreas do conhecimento, em vez dos locais físicos dos campi. Quando se usa a terminologia “Campus X da UNIFESP” ou “UNIFESP Local X” em vez de “Escola A”, valoriza-se o local do campus, e não sua especialidade. Neste sentido, implantar uma comunicação que valorize – pelo uso dos nomes das UU – as especialidades dos campi, ajudará a disseminar e consolidar na sociedade a UNIFESP como plural e multidisciplinar, e na compreensão de que cada campus é um centro de excelência na sua área do conhecimento. Reflexos dessa nova abordagem seriam, p.ex., revisar os domínios: de “unifesp.br/campus/campusX” para “escolaA.unifesp.br”
+4 #15 DiademaLUCIANA VARANDA RIZZ 11-08-2019 18:39
Para obter informações sobre o que acontece na Unifesp, uso principalmente os emails (convocações de reuniões da congregação do meu campus e do conselho de graduação, do qual participo, e emails informativos da Unifesp). Vez ou outra também me chega algum conteúdo via Facebook, enaltecendo docentes premiados ou resultados de pesquisas, os quais costumo compartilhar. Como crítica, gostaria de dizer que o site da Unifesp é muito confuso. Difícil de encontrar as informações. Prefiro procurar informações sobre a Unifesp no google, ao invés de procurar no site da universidade, pois os menus são limitados e confusos, e há muitas informações desatualizadas. E, pra piorar, coexistem páginas novas e antigas no ar. Precisa melhorar muito o site da unifesp!
+1 #14 São PauloLucas Santos 11-08-2019 11:24
(Continuação do comentário abaixo).

Talvez houvesse mais interesse da comunidade acadêmica em participar mais ativamente dos eventos da universidade pois passaria a ter conhecimento sobre eles com antecedência e com informação correta.

Esse serviço poderia ser tanto ao e-mail pessoal da comunidade acadêmica quanto ao e-mail institucional (caso se perceba que as pessoas não queiram esse tipo de comunicação disparada aos e-mails pessoais).

Na UFSCar funciona muito bem, inclusive as pessoas reclamavam quando ocorria algum problema e o informe diário não era disparado.

Enfim, desejo a todos uma ótima e civilizada discussão, façamos todos as nossas contribuições para que possamos ter uma comunidade acadêmica mais fortalecida e viva!

Disponho-me a sanar eventuais dúvidas,
Cordialmente,
Lucas Santos.
+1 #13 São PauloLucas Santos 11-08-2019 11:22
(Continuação do comentário abaixo).

A situação da UNIFESP é bem distinta dessas outras universidades. Todos os seus campi estão na Região Metropolitana de São Paulo (com exceção de Santos, embora fique logo ali). Eu que sou matriculado no campus São Paulo, posso ter interesse por algum evento que ocorra em Osasco ou na Zona Leste, ou em Guarulhos, ou em Diadema! Inclusive, pode ser que eu more nessas regiões, por acaso. Aposto algumas moedas de prata que a maioria dos discentes/docentes e servidores da campus São Paulo não mora na Vila Clementino, muito provavelmente mora em regiões mais periféricas, talvez até mesmo mais próximos dos outros campi do que o campus São Paulo.

E talvez essas pessoas estejam mais interessadas pela vida acadêmica desses campi do que o campus que elas têm vínculo por causa do curso. E Talvez um disparo diário com todas as notícias multi-campi da UNIFESP sanasse essa necessidade informacional.
+1 #12 São PauloLucas Santos 11-08-2019 11:21
Cont.
Esse é outro ponto. Eu até entendo a informação estar segmentada por campi em universidades como UNESP ou USP, por exemplo, instituições que têm campi por todo o estado de São Paulo, de Ilha Solteira à Guaratinguetá, situação geográfica que desfavorece o discente de Ilha Solteira a ter interesse por aquilo que ocorre no campi de Guaratinguetá.
+1 #11 São PauloLucas Santos 11-08-2019 11:16
(Continuação do comentário abaixo).

Dar-lhes-ei um exemplo: o discente/docente/servidor da UFSCar, ao ser admitido, tem o seu e-mail pessoal cadastrado numa lista de e-mail pela secretaria de informática da universidade, a partir dessa lista, a coordenadoria de comunicação social da UFSCar manda diariamente um compilado com todas as notícias publicadas naquela data sobre todos os campi da universidade (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino).

Assim, a informação que é publica passa a ser publicizada a todos, dando amplo acesso. Passa a ficar mais democrático pois as pessoas podem ficar sabendo de cursos, palestras, seminários, disciplinas multi-campi etc com muita antecedência e não por acaso ou em cima da hora, entende?

Hoje a informação é tudo e esperar que as pessoas acessem um website para obtê-la é complicado quando se tem uma quantidade considerável de campis na universidade.
+1 #10 São PauloLucas Santos 11-08-2019 11:14
(Continuação do comentário abaixo).

Depois de pesquisar uma portaria sobre oferta de disciplinas, descobri que a UNIFESP adota uma política de escolha de disciplinas eletivas muito distinta de outras universidades federais que permitem o discente, desde que não existam pré-requisitos de ementa que impeçam, escolher disciplinas eletivas de qualquer outro curso/departamento, dando liberdade ao discente para que se construa formações complementares dentro da universidade.

Mas esse não é o ponto. O que quero dizer é que eu tive que correr atrás dessas informações. Pode parecer justo, pois o interesse é meu. Mas, na Biblioteconomia, há uma Lei que diz o seguinte: poupe o tempo do seu leitor.

Ao invés de eu obter essas informações por acaso ao ter acessado o site dos campi, não seria mais interessante recebermos um compilado diário ou semanal com todos os releases da universidade?
+1 #9 São PauloLucas Santos 11-08-2019 11:12
Prezados, tudo bem?
Primeiro, parabéns por abrir esse espaço para que possamos externar as nossas percepções e sugestões sobre a comunicação institucional da UNIFESP.

Sou novo na UNIFESP e nesses poucos meses que tive contato com a universidade pude constatar que existem alguns ruídos.

(Desconsiderem a minha percepção caso exista algum serviço disponível que liquide com esse ruído e eu não tenha sido inscrito ou eu não saiba).

Tento me informar por meio dos sites dos campis, embora uma vez a informação que eu tenha obtido no site do instituto das cidades (e a obtive por mero acaso) não condizia com a realidade do meu campi.

*escusas, mas terei que escrever em formato de vários comentários pois o meu texto ficou extenso para o propósito e não acho prudente encurtá-lo.
+2 #8 DiademaIleana Rubio 09-08-2019 11:01
Caros,
Obtenho a maioria das informações de conversas com colegas e do FAcebook algumas vezes leio os informes do CONSU e da Congregacão de Diadema.
um problema que ocorreu agora neste forum, tinha colocado o e-mail gmail e o sistema pediu o unifesp.br, OK, no entanto apagou todo o que tinha escrito (desanima escrever de novo). abs seguimos falando (ainda: no código abaixo não da para distinguir claramente maiúscula e minúsculas e está muito claro)
+2 #7 DiademaIleana Rubio 09-08-2019 10:55
Caros, obtenho a maioria das informações através de conversas com colegas, algumas informações do Facebook e poucas do site.
+2 #6 Campus São PauloAndre Higa 02-08-2019 09:51
Caros,
Acredito que precisamos fortalecer a comunicação interna a respeito de assuntos de interesse de toda a comunidade acadêmica, principalmente a respeito de questões de segurança e sustentabilidade que necessitam da colaboração de todos: biossegurança, segurança contra incêndios, segurança patrimonial, descarte adequado de resíduos, boas práticas de utilização dos imóveis, equipamentos e outras que, farão a Unifesp ser uma referencia não só em ensino, pesquisa e extensão, mas também em segurança e sustentabilidade.
Obrigado
+1 #5 ReitoriaAna Carolina 31-07-2019 20:12
Acho que meu primeiro comentário ficou muito grande, resolvi escrever outro rsrs
Concordo com as colegas que falaram sobre a desatualização das nossas informações, nem todos os sites tem uma identidade visual que facilite navegar nas páginas dos campi. Isso poderia ser amenizado com treinamento dos servidores em utilizar as ferramentas de atualização de conteúdo das nossas páginas. Sobre o design de algumas páginas a gente encontra uma página bem moderna em um lugar e em outros o link nem funciona. Isso atrapalha a forma como nos comunicamos com o público, principalmente o externo que devem visitar nossos sites para ter informações iniciais de como estudar em uma das melhores universidades do país e da América Latina.
+1 #4 ReitoriaAna Carolina 31-07-2019 20:08
Parabéns pela iniciativa! Acredito ser extremamente importante essa discussão na Universidade para termos uma política de comunicação de aponte as diretrizes do que desejamos para a nossa comunidade hoje e no futuro!
Mantenho-me informada pelo site principal da Unifesp e pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook e Entreteses. Compartilho principalmente pelo Whatsapp e Facebook.Profissionalmente tenho interesse em mais informações, cursos e treinamentos que possam melhorar minha atuação profissional, mas também gostaria de ver mais informações sobre o Coral, atividades culturais e esportivas que acontecem. Eu acho que poderia estar mais bem informada sobre a Unifesp, sobre os departamentos e quando surgir uma dúvida não ter que dar tantos cliques, o acesso pelo site ser mais intuitivo.
+2 #3 Campus São PauloSueli Pedroso 22-07-2019 09:48
Caros colegas,
parabenizo a todos pela iniciativa da proposta.
Sem dúvida a comunicação é um ponto chave em todos os seguimentos e não pode ser diferente na UNIFESP.
Procuro me informar sobre o que está acontecendo basicamente através do site Institucional, partindo do princípio que ele é a nossa casa então é o mais fidedigno e da Intranet. Porém dois pontos me chamam a atenção, o site tem muita informação desatualizada, principalmente no que se refere aos departamentos, endereços, telefones, chefias, etc, e com relação a Intranet na maioria das vezes as mensagens de dúvidas dos servidores não são respondidas.
Então considero a comunicação Institucional muito falha e acho necessário primeiro acertarmos tudo isso para depois partirmos para redes sociais, ou se possível que fosse feito um trabalho em conjunto atualização constante do site e redes sociais.
Sempre que leio sobre algo interessante compartilho com os colegas do meu local de trabalho o CEDESS.
+2 #2 Campus São PauloNaiane Melo 19-07-2019 10:22
Olá a todos,
Acho esta questão muito relevante. Não me considero muito informada, estou mais em contato com as informações do local onde trabalho, principalmente pelo fato da EPE estar atuante em várias redes sociais, como facebook, instagran e twitter. Considero importante estarmos informados sobre atividades que ocorrem no dia-a-dia da universidade, assim como das atividades mais específicas. Acredito que a criação de uma agenda integrada em cada campus e também uma central de relacionamento são aspectos interessantes. Assim como a Silmara acho a atualização é algo importante.
+3 #1 Campus São PauloSilmara Siqueira 17-07-2019 08:30
Caros colegas,
Inicialmente, parabenizo o DCI e equipe pela iniciativa. No século da informação, temos graves problemas com comunicação e nossa instituição também sofre com isso.
Com relação ao tópico do fórum, atualmente, tenho informações sobre a Unifesp através de meios virtuais (sites) e ocasionalmente, através das redes sociais. De qualquer forma, não diria que estou bem informada sobre a Unifesp.
Sempre compartilho os temas de meu interesse com colegas. Penso que o primeiro ponto a ser melhorado no fluxo de comunicação é a atualização de informações nos sites. Há informações básicas desatualizadas, isso leva a descrença do site.

You have no rights to post comments

registrado em:
Fim do conteúdo da página