Perguntas Frequentes
O que é política de comunicação?
É um conjunto de diretrizes, normas, valores e procedimentos relacionados à comunicação institucional, materializado em um documento e que deve estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Orienta estrategicamente o desenvolvimento de ações e produtos de comunicação, levando em consideração o modo como a universidade relaciona-se com seus diversos públicos de interesse.
Por que ter uma política de comunicação?
É um importante instrumento de diálogo e relacionamento da Unifesp com seus diversos públicos, no âmbito acadêmico-administrativo e social.
Implementar a política de comunicação é caminhar para uma cultura organizacional que privilegia a transparência e a circulação de informações corretas e relevantes, mediante a utilização das ferramentas atualmente disponíveis nessa área.
Qual a diferença entre plano de comunicação e política de comunicação?
O Plano de Comunicação é elaborado tendo como premissa a Política de Comunicação. Enquanto a Política de Comunicação dá as diretrizes, as normas, os valores e os procedimentos necessários para a realização do Plano de Comunicação, este remete às ações concretas, estabelecendo um período e seus objetivos específicos. Exemplificação:
Como a política de comunicação será elaborada?
O processo de elaboração será coordenado pela Câmara Técnica de Comunicação Social (CTCom), formada por representantes de cada pró-reitoria e campus, possibilitando-se que a comunidade acadêmico-administrativa e os segmentos sociais participem da construção do documento.
A elaboração será feita de acordo com as seguintes etapas:
1. Processo participativo e consultivo junto à comunidade por meio do fórum de discussão on-line e da realização de audiências públicas com cada um dos campi.
2. Seleção e sistematização das propostas e posterior redação do documento-síntese a cargo da Câmara Técnica de Comunicação Social (CTCom).
3. Realização de audiência pública de retorno para divulgação do documento redigido.
4. Envio desse documento ao Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic) para apreciação.
5. Encaminhamento do documento final para aprovação do Conselho Universitário (Consu), instância máxima de deliberação na universidade.
Como posso participar?
Existem formas de contribuir – direta ou indiretamente – com o aperfeiçoamento da comunicação institucional da Unifesp.
- Fórum de debate on-line
Este fórum foi criado com o objetivo de discutir virtualmente temas relacionados à comunicação institucional e, ao final, colher propostas e sugestões para a construção da política de comunicação da Unifesp.
- Audiências Públicas
Com o objetivo principal de buscar coletivamente soluções para as demandas, as audiências públicas serão canais de interação entre a Unifesp e seus públicos, oriundos da comunidade acadêmico-administrativa e da sociedade em geral. A data de cada audiência pública será divulgada ao longo do processo. Fique atento aos nossos canais de comunicação.
- Comitê local
A coordenação geral do processo encontra-se sob a responsabilidade do CTCom, havendo em cada campus um comitê local de mobilização para o engajamento da comunidade no debate.
Caso você tenha interesse em integrar o comitê de seu campus, entre em contato com a CTCom pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..