Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 17h23 | Acessos: 1772

Vamos construir juntos? 

 

Assista ao vídeo sobre o processo de definição da Política de Comunicação na Unifesp com os professores Franklin Valverde e Walter Lima.

  

 

A Unifesp deu um importante passo para o delineamento da política de comunicação institucional, que deverá nortear as ações e condutas nessa área, considerada estratégica para o cumprimento da missão, difusão de valores e consecução dos objetivos mais amplos da instituição.

Em abril deste ano, foi criada a Câmara Técnica de Comunicação Social (CTCom), formada por membros do Departamento de Comunicação Institucional (DCI) e por servidores dos campi e das pró-reitorias, com o objetivo de construir – até dezembro de 2019 – a política de comunicação da Unifesp, promovendo o fortalecimento institucional e a afirmação de seu compromisso com o interesse público.

 

"Promover o fortalecimento institucional e a consolidação de seu compromisso com o interesse público."

 

O que é política de comunicação?

 

"Diretrizes que orientem o desenvolvimento estratégico de ações e produtos de comunicação."

A política de comunicação é um conjunto de diretrizes, normas, valores e procedimentos relacionados à comunicação institucional, que deve estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Materializada em um documento, a política em questão orienta estrategicamente o desenvolvimento de ações e produtos de comunicação, levando em consideração o modo como a universidade se relaciona com seus diversos públicos de interesse. O reconhecimento dos públicos de interesse possibilita um diálogo permanente com esses interlocutores, ampliando o potencial democrático da Unifesp.

Implementar – e posteriormente consolidar – a política de comunicação é caminhar para uma cultura organizacional que privilegia a transparência e a circulação de informações corretas e relevantes, mediante a utilização das ferramentas atualmente disponíveis na área. Essa medida contribuirá para tornar a comunicação mais fluida e eficaz, reafirmando-a como um importante instrumento de diálogo e relacionamento entre a Unifesp e seus diversos públicos, no âmbito acadêmico-administrativo e social.

 

Como posso participar?

 

Participe do fórum on-line e da audiência pública de seu campus.

A construção da política de comunicação receberá, em caráter consultivo, contribuições dos segmentos interessados. Isso significa que a comunidade acadêmico-administrativa e a sociedade em geral poderão participar, sugerindo temas e elaborando propostas que serão analisadas pela Câmara Técnica de Comunicação Social (CTCom).

A Unifesp entende que, em uma instituição, todas as pessoas são responsáveis pela comunicação. Portanto, a construção de sua política de comunicação exigirá um esforço conjunto, um diálogo franco entre os vários setores e um compromisso de respeito no relacionamento com os diversos públicos. Por esse motivo, serão promovidos encontros, reuniões e audiências públicas em todos os campi, além de um fórum de discussão, que está disponível neste site.

Participe da discussão on-line e também dos eventos em que o debate será vitrual. Divulgue entre seus colegas para que mais pessoas possam colaborar com essa construção.

 

Fluxograma da construção da Política de Comunicação

2fluxograma politica de comunicacao

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página