Apresentação
Vamos construir juntos?
Assista ao vídeo sobre o processo de definição da Política de Comunicação na Unifesp com os professores Franklin Valverde e Walter Lima.
A Unifesp deu um importante passo para o delineamento da política de comunicação institucional, que deverá nortear as ações e condutas nessa área, considerada estratégica para o cumprimento da missão, difusão de valores e consecução dos objetivos mais amplos da instituição.
Em abril deste ano, foi criada a Câmara Técnica de Comunicação Social (CTCom), formada por membros do Departamento de Comunicação Institucional (DCI) e por servidores dos campi e das pró-reitorias, com o objetivo de construir – até dezembro de 2019 – a política de comunicação da Unifesp, promovendo o fortalecimento institucional e a afirmação de seu compromisso com o interesse público.
"Promover o fortalecimento institucional e a consolidação de seu compromisso com o interesse público."
O que é política de comunicação?
"Diretrizes que orientem o desenvolvimento estratégico de ações e produtos de comunicação."
A política de comunicação é um conjunto de diretrizes, normas, valores e procedimentos relacionados à comunicação institucional, que deve estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Materializada em um documento, a política em questão orienta estrategicamente o desenvolvimento de ações e produtos de comunicação, levando em consideração o modo como a universidade se relaciona com seus diversos públicos de interesse. O reconhecimento dos públicos de interesse possibilita um diálogo permanente com esses interlocutores, ampliando o potencial democrático da Unifesp.
Implementar – e posteriormente consolidar – a política de comunicação é caminhar para uma cultura organizacional que privilegia a transparência e a circulação de informações corretas e relevantes, mediante a utilização das ferramentas atualmente disponíveis na área. Essa medida contribuirá para tornar a comunicação mais fluida e eficaz, reafirmando-a como um importante instrumento de diálogo e relacionamento entre a Unifesp e seus diversos públicos, no âmbito acadêmico-administrativo e social.
Como posso participar?
Participe do fórum on-line e da audiência pública de seu campus.
A construção da política de comunicação receberá, em caráter consultivo, contribuições dos segmentos interessados. Isso significa que a comunidade acadêmico-administrativa e a sociedade em geral poderão participar, sugerindo temas e elaborando propostas que serão analisadas pela Câmara Técnica de Comunicação Social (CTCom).
A Unifesp entende que, em uma instituição, todas as pessoas são responsáveis pela comunicação. Portanto, a construção de sua política de comunicação exigirá um esforço conjunto, um diálogo franco entre os vários setores e um compromisso de respeito no relacionamento com os diversos públicos. Por esse motivo, serão promovidos encontros, reuniões e audiências públicas em todos os campi, além de um fórum de discussão, que está disponível neste site.
Participe da discussão on-line e também dos eventos em que o debate será vitrual. Divulgue entre seus colegas para que mais pessoas possam colaborar com essa construção.
Fluxograma da construção da Política de Comunicação